sábado, 4 de junho de 2011

DICAS DE VIAGEM - DURANTE A VIAGEM

Durante a viagem

Quando estamos em um país estrangeiro, é normal que muitas dúvidas apareçam e nem sempre sabemos qual a melhor maneira de resolvê-las.Por isso aqui vão algumas dicas para que você se saia bem na sua viagem ao exterior, evitando surpresas desagradáveis.





- Cuidados com seu dinheiro

- Orientações para o embarque

- Cuidado com a bagagem

- O que fazer se minha bagagem extraviar?

- Dicas para o vôo

- Como fazer ligações internacionais?

- Fique atento à pontualidade



- Devo dar gorjetas?

- Que medidas de segurança devo tomar?

- Se eu for roubado, que procedimento devo tomar?

- Embaixadas e Consulados

- Devo guardar o recibo de minhas compras?

- Orientações para o "bom viajante".







Cuidados com seu dinheiro

É aconselhável que você não ande com todo o seu dinheiro no bolso. Procure guardá-lo em cofres no hotel ou em lugar seguro, se você estiver hospedado em uma casa de família, levando com você somente o necessário. Caso precise trocar dinheiro ou traveller cheks, prefira fazê-lo em bancos e casas de câmbio oficiais. Preste atenção às taxas cobradas, e nunca exiba uma grande quantidade de dinheiro em público.



Orientações para o embarque

Esteja certo de que você carrega todos os documentos de viagem em sua bagagem de mão.
Não carregue objetos de outros e nunca aceite transportar bagagem ou artigos de pessoas que você não conhece. As longas viagens serão mais agradáveis usando roupas soltas e sapatos confortáveis. Tente não comer em excesso e tome muito líquido, de preferência não alcoólico.




Cuidado com a bagagem

Nunca deixe bagagem desacompanhada no aeroporto e, de forma alguma, aceite pedidos para levar encomendas. Se a questão já era complicada, ficou pior depois dos atentados de 11 de setembro de 2001. Responda com seriedade às perguntas da Receita Federal e da Polícia Federal.



O que fazer se minha bagagem extraviar?

Caso isto aconteça, não se apavore. Antes de sair do aeroporto, preencha o formulário específico de extravio de bagagem - RIB ( Registro de Irregularidade de Bagagem) - no balcão da cia. aérea, mantendo o comprovante para acompanhamento do processo.Dê o endereço de onde você vai estar para a comunicação e posterior entrega da bagagem.Comunique o evento para o seguro, e siga viagem!



Dicas para o vôo

Cada vez mais há uma preocupação com o bem estar durante o vôo. Vários exercícios simples podem aliviar o mal-estar do corpo durante uma longa viagem de avião.

Use roupas leves e confortáveis, movimente os pés como se estivesse acelerando o carro e levantar os calcanhares com as pontas dos pés apoiadas no chão, alongue as pernas e , de vez em quando, levante-se para andar um pouco.




Como fazer ligações internacionais?

Há duas opções para ligações convencionais e "a cobrar no Brasil": através do Brasil Direto da Embratel ou com o cartão telefonia (adquirido no Brasil ou no país de destino), de telefone público ou do local da hospedagem. Ligações a cobrar no Brasil via Embratel são feitas através de um número diretor, diferente para cada país, com atendimento em português. Mais informações na Embratel pelo 0800 902000. Caso você disponha de um celular, a Telesp Celular oferece o roaming internacional, pelo qual pode fazer e receber chamadas locais interubanas e internacionais, utilizando o próprio número, sem auxílio de telefonistas, com o pagamento de taxas correspondentes. Informações com Telesp Celular - Serviço 24 horas de atendimento ao roaming internacional pelo 0800 102000. Há, ainda, a opções da Teletrim, única empresa brasileira que oferece o serviço de recados no exterior. O cliente pode solicitar a cobertura internacional até um dia antes da viagem. Infomações: Teletrim - 0800 166166. Vale lembrar que os agentes Belta têm à disposição cartões telefônicos, como produto complementar.



Fique atento à pontualidade

No exterior, principalmente na Europa e Estados Unidos, os horários são rigorosos.

Preste sempre atenção aos horários de jantar, cinemas, teatros, museus, partidas de avião, trem ou ônibus. Evite transtornos desnecessários.




Devo dar gorjetas?

Não há uma regra específica para dar gorjeta.É um ato pessoal baseado na qualidade de serviço que você recebeu. Em muitos países, as contas de hotéis e restaurantes incluem uma taxa de serviço.
Quando o serviço não é incluido na conta, uma gorjeta de 15% a 20% é comum. Os motoristas de taxi geralmente recebem de 10% a 15% de gorjeta. De maneira geral, use o bom senso e dê aquilo que você considera justo pelo serviço recebido, sem grandes preocupações quanto ao protocolo.




Que medidas de segurança devo tomar?

Sempre se preocupe com suas bolsas, carteiras, pacotes e malas. Os problemas com extravio são geralmente causados por descuido. Evite pedir aos outros que tomem conta de seus pertences; ninguém gosta de fazer isso, além de ser perigoso. Não leve objetos como jóias e dinheiro na mala despachada. Guarde cuidadosamente seu passaporte durante a viagem, e carregue-o sempre com você, pois ele será seu único documento oficial de identificação no exterior. Lembre-se de tirar duas cópias, deixando uma aqui e outra em sua bagagem. Se você o perder ou caso ele seja roubado, entre imediatamente em contato com o consulado brasileiro mais próximo para providenciar um novo documento.
Durante a viagem, esteja sempre alerta aos batedores de carteira, principalmente em lugares de muito movimento, como estações de metrô, trem e ônibus, aeroportos e boates. Fique alerta com a aproximação de pessoas que você nunca viu e que mostrem por demais simpáticas pelo fato de você ser estrangeiro. Ande com seu dinheiro em local seguro, de preferência na cintura.




Se eu for roubado, que procedimento devo tomar?

1. Reportar o ocorrido ao posto policial mais próximo;

2. Com a ocorrência em mãos, e as cópias dos documentos, comunique o acontecido ao consulado brasileiro;

3. Com a ocorrência policial e o documento de seguro dos traveller checks,vá ao banco ou companhia emissora;

4. Caso seja o seu cartão de crédito, ligue para a central do cartão imediatamente para que este possa ser bloqueado.

Antes de sair do Brasil, não se esqueça de solicitar o número da central do seu cartão de crédito nos locais para onde você está viajando.




Embaixadas e Consulados

Quando se está viajando, sentir-se seguro é muito importante. Antes de viajar, tenha a certeza de estar levando o endereço e telefone da representação diplomática brasileira no país de destino.
Em caso de necessidade, como extravio ou perda do passaporte, entre em contato imediato.
Confira os endereços clicando em Brasil http://www.consulados.com.br




Devo guardar o recibo de minhas compras?

Nunca compre nada sem exigir recibo. Caso você precise fazer uma troca, tenha sempre o recibo em mãos. Lembre-se que a legislação do Brasil tem variado em relação aos limites de bens que você pode trazer do exterior. Procure se informar antes de sua partida sobre os tipos de produtos, quantidade e valor que você pode trazer sem ter que se preocupar com pagamento de impostos.



Orientações para o "bom viajante".

Tenha sempre com você:


■Bom humor


■O vivenciar de outras culturas, percebendo e respeitando as diferenças

■O orgulho em falar do seu próprio país, promovendo-o internacionalmente

■A abertura para romper os paradigmas de uma viagem, fazendo despertar a percepção, o conhecimento e a criatividade

■A porta da comunicação com o mundo, buscando a integração entre pessoas de diversas nacionalidades

■Consciência dos problemas mundiais
(Fonte:
www.cp4.com.br)