sábado, 4 de junho de 2011

MAIS DICAS DE VIAGEM - ANTES DE VIAJAR

Antes de Viajar

Este é o seu sonho. Você vem pensando em sua viagem há meses e chegou a hora de resolver tudo. Da escolha do lugar aos trâmites burocráticos necessários à sua viagem...Veja aqui algumas dicas importantes que irão ajudá-lo a resolver todos os detalhes..





- Para onde vou?

- Passaporte

- Solicitando seu passaporte pelo correio

- Solicitando seu passaporte em postos de atendimento da Polícia Federal em Shopping Centers



- Que documentos são necessários para menores de 18 anos?

- Que vistos preciso providenciar?

- Carteira de Motorista Internacional

- Precisarei tomar alguma vacina especial?







Para onde vou?

Se você ainda não decidiu para onde vai, informe-se sobre a geografia, conheça o clima, a cultura, os costumes , hábitos e atrações. Converse com quem já foi, perguntando e se informando sobre pequenos detalhes que fazem a diferença. Surfe pela web atrás de dicas e sugestões e veja os guias especializados. Desta forma, além de tirar o máximo proveito de sua experiência, você já começa a viajar , decidindo pelo local certo para você.

Pesquisando

Clima - http://br.weather.com/

Fuso Horário - http://www.timeanddate.com/worldclock

Mapas - http://www.mapquest.com/maps/





Passaporte

Para quem está viajando para o exterior, o passaporte é sua identificação obrigatória. O prazo de validade deve ser, no mínimo, 6 meses após a data prevista de seu retorno ao Brasil.

Tire cópia das páginas de identificação e visto, autentique e leve "na mochila", guardando em local separado do passaporte.

Mais informações sobre como tirar o passaporte, acesse
http://www.dpf.gov.br/passaporte.html




Solicitando seu passaporte pelo correio

Você pode adquirir o “Kit Passaporte” e apresentar a documentação necessária nas agências de atendimento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Depois é só voltar à agência para retirar o passaporte.




Solicitando seu passaporte em postos de atendimento da Polícia Federal em Shopping Centers

Solicitando seu passaporte em Postos de Atendimento da Polícia Federal em Shopping Centers:
Bahia – Barra e Iguatemi

Minas Gerais – DelRey

Rio de Janeiro – Norte, Rio Sul e Via Parque

São Paulo – ABC, Alphaville, Aricanduva, Continental, Eldorado, Ibirapuera, Penha, Plaza Sul, Tatuapé e West Plaza.

Você também pode procurar o órgão responsável pela emissão em seu Estado, normalmente, a Polícia Federal.




Que documentos são necessários para menores de 18 anos?

Se você tem menos de 18 anos e vai viajar sozinho, deve apresentar uma autorização, por escrito, dos pais ou responsáveis legais, com firmas reconhecidas em cartório. Nesta autorização, em português, é preciso constar seu nome, o número de seu passaporte e o país de destino. O original deverá ser anexado ao passaporte e você deve ficar com uma cópia. Alguns estados exigem uma autorização emitida pelo Juizado de Menores. A equipe da CP-4 vai orientá-lo sobre todos estes detalhes.



Que vistos preciso providenciar?

Dependendo do país escolhido, você pode ter que solicitar um visto de entrada e este processo tem um trâmite burocrático, que, às vezes, pode ser demorado. A CP-4 vai orientá-lo sobre os documentos necessários, caso você queira fazer pessoalmente, ou um serviço de despachante para encaminhar a documentação necessária para o visto.



Carteira de Motorista Internacional

É aconselhável tirar a Carteira Internacional de Habilitação. Para obtê-la, é preciso levar uma xerox da Carteira Nacional de Habilitação e da Carteira de Identidade e duas fotos 3x4 coloridas em alguma auto-escola ou no Touring Club do Brasil, que é a empresa responsável pela emissão deste documento no Brasil. Ela tem validade de um ano e pode ser usada no mundo todo.
No Rio de Janeiro, a sede fica na Rua Araújo Porto Alegre, 71, 8º andar e, em São Paulo, fica na Avenida Tiradentes, 728. De qualquer lugar do Brasil, você pode obter informações pelo telefone 0800-264141.




Precisarei tomar alguma vacina especial?

Normalmente, os brasileiros não precisam se vacinar para viajar. Alguns países, entretanto, exigem vacinação contra a febre amarela. Nesse caso, você poderá utilizar o serviço gratuito de vacinação, recebendo a aplicação 10 dias antes da sua viagem. A contra hepatite A deve ser tomada em duas doses no intervalo de um mês. É possível tomar a vacina em qualquer posto de vacinação e apresentar o comprovante na Saúde dos Portos, no dia de embarque, para obter o certificado de vacinação internacional. Por precaução, é melhor iniciar o processo com tempo suficiente para o caso de algum tipo de reação. Longas temporadas de estudo também podem exigir que você tome vacinas específicas e apresente sua carteira de vacinação válida e atualizada. Seu consultor CP-4 vai fornecer todas as orientações necessárias.

(Fonte: www.cp4.com.br)